Conheça nosso modelo de negócio

DÚVIDAS SOBRE ENERGIA

A geração compartilhada é uma das modalidades do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, criado pela Resolução 482/ 2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Na geração compartilhada, um grupo de consumidores reunidos em uma cooperativa ou consórcio dividem entre si os créditos de energia gerados por uma usina de micro ou minigeração.

Quando uma micro ou miniusina injeta energia na rede elétrica, essa energia se transforma em créditos, medidos em kWh. Tendo sido informada anteriormente, a distribuidora sabe exatamente de quais conta de luz ela deve descontar esses créditos.

SOBRE O MODELO ENERCRED

Realmente, a maior parte da eletricidade produzida no Brasil hoje vem de hidrelétricas. Contudo, ainda temos uma parcela significativa (cerca de 20%) que vem de térmicas movidas a combustíveis fósseis.

Além disso, essa geração ocorre de forma centralizada e longe dos centros de consumo, trazendo um impacto enorme consigo. Florestas alagadas, perda da biodiversidade, expulsão de comunidades tradicionais, e emissão de CO2 e poluentes são alguns desses impactos.

Todos os créditos disponíveis em nossa plataforma vêm de fontes que são não só limpas e renováveis, como também verdadeiramente sustentáveis. Além disso, apostamos no modelo de pequenas usinas, instalados de forma distribuída e mais perto de você. Dessa forma, reduzimos impactos socioambientais e perdas econômicas, maximizando os seus ganhos (e do meio ambiente também!).

Para que a energia proveniente de uma microusina possa ser destinada para vários consumidores, a ANEEL pede que eles estejam reunidos em uma cooperativa ou consórcio.

É super simples! Você precisa:

  • 1. Possuir uma conta de luz de pelo menos R$80,00 em seu nome e ter um cartão de crédito que possa usar;
  • 2. Preencher o cadastro na plataforma Enercred;
  • 3. Ler e concordar com o estatuto da cooperativa e integralizar uma cota-parte de R$ 1,00;
  • 4. Alugar um percentual de uma usina de micro ou minigeração.

Pronto! Depois disso, é só aproveitar a economia!

Você tem duas opções:

  • 1. Basta solicitar a alteração de titularidade junto à concessionária, isto normalmente leva em torno de dois dias;
  • 2. Fazer todo o cadastro no nome do titular com seu devido consentimento.

O pagamento com cartão de crédito não necessariamente precisa ser feito no mesmo nome do titular.

um plano mensal de energia limpa e, com isso, receber os créditos em sua conta de luz. Para isso, é preciso que tenhamos cotas disponíveis nas usinas existentes. Caso essas cotas não estejam livres quando você se juntar a nós, não desanime! Estamos em constante expansão e, logo, logo chega a sua vez!

É difícil definir um valor, pois cada cliente tem um perfil de consumo. Simule sua economia aqui (linkar página da simulação), e qualquer dúvida entre em contato conosco.


Faça a simulação

A usina de energia solar possui um seguro de geração de energia anual. Portanto, garantimos o valor acordado com o cliente e caso a geração de energia não atinja o limite dimensionado em um ano, acionamos o seguro e devolvemos o dinheiro para completar o valor prometido.

DEPOIS DE SER CLIENTE ENERCRED

A gente queria muito que fosse assim, mas há prazos regulamentares que precisam ser seguidos! Assim que uma nova cota de usina ficar disponível, entraremos em contato com você para te convidar a assinar um contrato de locação do percentual que tiver interesse. Depois, enviaremos os seus dados para a distribuidora de energia. Tão logo eles façam o processamento dos dados, você começará a receber o desconto na sua conta de luz!

Mas não precisa ficar preocupado: até que isso ocorra, o único valor a ser pago por você será o da integralização da cota-parte na cooperativa (ou seja, um real!). Ah, e a burocracia é por nossa conta também!

Não! A combinação da geração compartilhada com o modelo da Enercred permite que você tenha economia na conta de luz com alguns cliques, sem necessidade de obras em seu imóvel. É só seguir o passo-a-passo em nosso site que a gente cuida do restante!

Sim, você continuará consumindo a energia que vem da concessionária. Os créditos de energia limpa da Enercred vão ser abatidos da sua conta de luz, ajudando a suprir parte da demanda que a concessionária tem e a reduzir, por exemplo, a necessidade por energia poluente de usinas termelétricas a carvão e petróleo que são muito acionadas em períodos de estiagem. Aqui é importante ter em mente que, independente de quantos créditos de energia você adquira conosco, você sempre terá que pagar, pelo menos, o custo de disponibilidade cobrado em sua conta de luz - que é a taxa mínima exigida pela concessionária.

Aqui há duas possibilidades:

1. Se você se mudar para um outro imóvel, mas ainda for atendido pela mesma concessionária, os créditos de energia podem passar a ser descontados de sua nova conta de luz. Basta nos informar, e faremos a atualização de seus dados com a concessionária. Mas é preciso atenção: como as distribuidoras de energia têm 60 dias para processar a mudança, quanto antes você nos avisar, mais rápido voltará a usufruir dos seus créditos!

Agora, se a sua nova residência for atendida por outra concessionária, infelizmente o seu contrato dos créditos de energia terá que ser encerrado! Essa é uma limitação imposta pela Res. 482 da ANEEL e não pelo nosso modelo. Mas, caso ainda tenha interesse em continuar conosco, nos mande um e-mail! Quem sabe já não teremos outra microusina pronta para te atender?

Ao se tornar um cooperado, você receberá um login para acesso à sua página exclusiva em nosso site. Lá você encontrará as informações sobre seus créditos, dados de faturamento, bem como terá acesso a indicadores que mostram como a sua escolha está ajudando o meio ambiente e a sociedade.

Como a energia solar depende da natureza nos meses chuvosos a geração cai. Portanto existe a possibilidade de receber descontos abaixo da mensalidade. Mas não se preocupe, nosso seguro garante que em um ano você sairá ganhando.